O que é Computação Ubíqua?
Computação Ubíqua, por meio da união da Computação Móvel e Computação Pervasiva, significa a onipresença da tecnologia na vida das pessoas, objetivando tamanha interação com o cotidiano das mesmas que chegue a ser "invisível", isto é, que chegue a um nível de integração tão alto que passe a ser despercebido pelos seus usuários. Além disso a Computação Ubíqua tem também a característica de ser móvel, fruto dos estudos da Computação Móvel. A Computação ubíqua inclui dispositivos que vão desde os clássicos smartphones, notebooks e smartwatchs até exóticos como taças de vinho, escovas de dente e bandejas de ovos.
A palavra ubíquo vem do Latim ubique, que significa "em toda a parte". O conceito surgiu por volta da década de 90, criado pelo cientista da computação Mark Weiser, em seu artigo The Computer for the 21st Century. Um exemplo onde a Computação ubíqua chega ao seu extremo é o gênero Cyberpunk, já que nele a interação entre homem e máquina é tamanha que as pessoas substituem membros do seus corpos por equipamentos tecnológicos.
Personagem do jogo Cyberpunk 2077, onde o gênero cyberpunk é abordado. |
Nas próximas postagens tratarei sobre Computação Pervasiva e Computação Móvel, que são utilizadas pela Computação Ubíqua.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário