quarta-feira, 31 de julho de 2019

Computação Pervasiva

O que é Computação Pervasiva?

Computação Pervasiva é quando dispositivos estão presentes em um local de maneira "invisível" ao ser humano, isto é, para notá-los é necessário voltar a atenção a eles, do contrário "somem". Espalhados pelo ambiente, esses dispositivos, por meio de computadores e sensores, criam condições favoráveis ao conforto do usuário, baseando-se no contexto em que estão inseridos. Tal conceito faz com que algumas pessoas tratem a Computação Pervasiva e Computação Ubíqua como sinônimos, mas há diferenças entre elas, a mais marcante sendo a mobilidade, característica que a Computação Pervasiva não possui.

Um bom exemplo de Computação Pervasiva é a Domótica, em que há um sistema de automação, fixo, voltado a criar um ambiente agradável aos moradores, levando em conta fatores como luminosidade, temperatura e horário.


Referências: 
https://www.computerworld.com/article/2593079/ubiquitous--pervasive--sorry--they-don-t-compute.html
https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/download/926/739 


https://unknown-ufs.blogspot.com/2019/07/computacao-pervasiva.html
5 Unknown-UFS: Computação Pervasiva O que é Computação Pervasiva? Computação Pervasiva é quando dispositivos estão presentes em um local de maneira "invisível" a...

2 comentários:

  1. Bom post! Você saberia informar sobre a presença da Computação pervasiva no Brasil (se ela está se tornando comum ou ainda é uma área na qual poucos se aventuram por aqui)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é uma realidade no Brasil, mas de maneira tímida. Tome como exemplo a própria domótica que citei no post, já há casas inteligentes pelo país, entretanto apenas 0,5% (cerca de 300 mil casas) têm pervasividade, enquanto nos EUA e na Europa 18% têm.

      Excluir

< >