sexta-feira, 14 de junho de 2019

Conceito - Computação Ubíqua


                                                      O que é Computação Ubíqua?

Computação Ubíqua, por meio da união da Computação Móvel e Computação Pervasiva, significa a onipresença da tecnologia na vida das pessoas, objetivando tamanha interação com o cotidiano das mesmas que chegue a ser "invisível", isto é, que chegue a um nível de integração tão alto que passe a ser despercebido pelos seus usuários. Além disso a Computação Ubíqua tem também a característica de ser móvel, fruto dos estudos da Computação Móvel. A Computação ubíqua inclui dispositivos que vão desde os clássicos smartphones, notebooks e smartwatchs até exóticos como taças de vinho, escovas de dente e bandejas de ovos. 

A palavra ubíquo vem do Latim ubique, que significa "em toda a parte". O conceito surgiu por volta da década de 90, criado pelo cientista da computação Mark Weiser, em seu artigo The Computer for the 21st Century. Um exemplo onde a Computação ubíqua chega ao seu extremo é o gênero Cyberpunk, já que nele a interação entre homem e máquina é tamanha que as pessoas substituem membros do seus corpos por equipamentos tecnológicos. 
Personagem do jogo Cyberpunk 2077, onde o gênero cyberpunk é abordado.
Nas próximas postagens tratarei sobre Computação Pervasiva e Computação Móvel, que são utilizadas pela Computação Ubíqua.


Referências:






5 Unknown-UFS: junho 2019                                                       O que é Computação Ubíqua? Computação Ubíqua, por meio da união da Computação...

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Conceito - Cidades Inteligentes

    


Antes de apresentar seus serviços e aplicações, é necessário entender o que são Cidades Inteligentes.
    Seu conceito é bem amplo, mas basicamente se trata do uso da tecnologia para minimizar os problemas urbanos e além disso propor desenvolvimento da cidade, isso tudo leva em consideração pontos importantes como: mobilidade, meio ambiente, economia, saúde, educação, entre outros. 
    As 5 cidades mais inteligentes do mundo, segundo ranking feito pelo Centro de Globalização e Estratégia do IESE Business School, são: Nova York(Estados Unidos), Londres(Inglaterra), Paris(França), Tóquio(Japão) e Reiquiavique(Islândia).
    Em breve serão feitas mais postagens sobre o assunto, fiquem atentos.

Bibliografia: https://forbes.uol.com.br/listas/2018/07/10-cidades-mais-inteligentes-do-mundo-em-2018/
5 Unknown-UFS: junho 2019      Antes de apresentar seus serviços e aplicações, é necessário entender o que são Cidades Inteligentes.     Seu conceito é bem ampl...

domingo, 9 de junho de 2019

Conceito - Domótica

 

CONCEITO 

A domótica surge para satisfazer as necessidades das pessoas que buscam por conforto e segurança, permitindo assim a adaptação da tecnologia na estrutura domiciliar. Esse termo provém do francês domotique, a união de domus ‘’ casa’’ com imotique ‘’ automático’’, trata-se da automatização que, ao estabelecer um sistema automático para determinadas funções, proporciona a facilidade em executar as atividades, visando a comodidade e a segurança.

Diante disso, é perceptível que esse meio simplifique as atividades presentes na casa, de modo que não afete a segurança e o controle ao buscar facilidade. Esse sistema funciona através de um comando central que permite acessar todos os meios (iluminação, comunicação, climatização, entrada e saída) em um único ponto controlado por um aparelho eletrônico, apesar de que pode disponibilizar outros aparelhos em determinados locais afim de ampliar o espaço de monitoramento e controle.

A presença de internet, som, televisão e telefone, sustenta o conceito de domótica, pois são componentes tecnológicos que se encontram na maioria das casas. Sendo assim, se apropriam ao quesito de comunicação pela responsabilidade de encaminhar informações por ligações, áudios, textos ou vídeos. Quando se trata de climatização, é possível estabelecer um sistema que regule a temperatura de acordo com o ambiente externo através de funções inteligentes.

Referências

5 Unknown-UFS: junho 2019   CONCEITO  A domótica surge para satisfazer as necessidades das pessoas que buscam por conforto e segurança, permitindo assim a ad...

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Internet das coisas, seu conceito e suas aplicações

Internet das coisas
Seu conceito e suas aplicações

Talvez você não saiba o que é internet das coisas (IoT), porém provavelmente faz uso dela na sua rotina, já que com o avanço tecnológico e a popularização dos celulares e outros aparelhos como uma extensão da própria persona humana essa tecnologia tende a ficar cada vez mais presente no nosso dia a dia.
A internet das coisas, termo criado no final dos anos 1990 pelo empresário Kevin Ashton, consiste de um ecossistema integrado e de analise de dados, no qual os equipamentos eletrônicos de diversos tipos trocam informações  entre si com a finalidades que variam desde melhorar a saúde do usuário até a otimização de produção em grandes empresas, um exemplo cotidiano comumente visto é o das smartbands (pulseiras inteligentes) e smartwatches (relógios inteligentes), como a famosa Apple Watch e a popular Mi Band, as quais captam dados da rotina do usuário, como atividades físicas, qualidade do sono, etc e integradas com os dispositivos móveis demonstram como ter uma vida mais saudável, tornando a vida do utente mais eficiente.
Outro modelo de aplicação para a IoT é a comercial, por exemplo uma empresa de carros pode utilizar a tecnologia para receber relatórios de defeitos em componentes e relacionar isso com os meios de produção e modelo de veículo, o que possibilita a solução rápida do problema, garantindo maior segurança ao motorista e melhor gestão de recursos para a corporação.
Desta forma apesar de parecer uma tecnologia de ficção científica ao melhor estilo “black mirror”, a integração de dados a partir da internet das coisas já é cada vez mais visível e necessária em nossa rotina, como demonstrado por estimativas de que até 2020 teremos em torno de 26 bilhões de dispositivos utilizando tal tecnologia, tornando-se um dos melhores meios de otimização do dia a dia humano.
Para quem desejar uma exemplificação mais visual recomendo este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=P1KvcprNkb4. No mais espero ter deixado claro o conceito inicial da IoT a partir das exemplificações, qualquer dúvida pergunte no campo de comentários que eu tentarei esclarecê-la o mais rápido possível e desde já agradeço vossa atenção, até os próximos posts nos quais irei aprofundar melhor  o assunto.


Referências:




5 Unknown-UFS: junho 2019 Internet das coisas Seu conceito e suas aplicações Talvez você não saiba o que é internet das coisas (IoT), porém provavelmente fa...

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Introdução ao Blog

Saudações,

Esse Blog faz parte de um Grupo de seminários da Universidade Federal de Sergipe cujo o curso é Ciência da Computação.

Os temas abordados nesse Blog serão:

  • Internet das Coisas e Ubiquidade 
  • Domótica: Projeto de Casas, Escritórios e Edifícios Inteligentes 
  • Serviços e Aplicações de Cidades Inteligentes 
5 Unknown-UFS: junho 2019 Saudações, Esse Blog faz parte de um Grupo de seminários da Universidade Federal de Sergipe cujo o curso é Ciência da Computação. Os tem...
<