quarta-feira, 31 de julho de 2019

Computação Pervasiva

O que é Computação Pervasiva?

Computação Pervasiva é quando dispositivos estão presentes em um local de maneira "invisível" ao ser humano, isto é, para notá-los é necessário voltar a atenção a eles, do contrário "somem". Espalhados pelo ambiente, esses dispositivos, por meio de computadores e sensores, criam condições favoráveis ao conforto do usuário, baseando-se no contexto em que estão inseridos. Tal conceito faz com que algumas pessoas tratem a Computação Pervasiva e Computação Ubíqua como sinônimos, mas há diferenças entre elas, a mais marcante sendo a mobilidade, característica que a Computação Pervasiva não possui.

Um bom exemplo de Computação Pervasiva é a Domótica, em que há um sistema de automação, fixo, voltado a criar um ambiente agradável aos moradores, levando em conta fatores como luminosidade, temperatura e horário.


Referências: 
https://www.computerworld.com/article/2593079/ubiquitous--pervasive--sorry--they-don-t-compute.html
https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/download/926/739 


https://unknown-ufs.blogspot.com/2019/07/computacao-pervasiva.html
5 Unknown-UFS: julho 2019 O que é Computação Pervasiva? Computação Pervasiva é quando dispositivos estão presentes em um local de maneira "invisível" a...

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Computação Móvel e sua ascensão



O que é Computação Móvel?

Computação Móvel é a capacidade do usuário utilizar recursos computacionais quando quiser e para qualquer lugar que vá. Tal mobilidade permite uma maior eficiência na rotina, já que o mesmo tem acesso a várias informações de uma única só vez, sempre que precisar.

O início da Computação Móvel se deu em 1981 com o surgimento do Osborne 1, este tinha uma tela de 5'', pesava 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião, mas foi com o lançamento do IBM
Simon, em 2003, que um dos mais famosos tipos de dispositivo móvel surgiu: o smartphone.
Osborne 1
IBM Simon
Atualmente, um dispositivo ter a capacidade de fazer chamadas, tirar fotos, acessar internet e reproduzir músicas é bem comum, mas nem sempre foi assim. Foi graças a Apple, em 2007, que tais funcionalidades se uniram em um único aparelho, o Iphone, trazendo a ideia de multifuncionalidade e revolucionando o jovem mercado da computação móvel. Desde então, várias funcionalidades foram adicionadas aos mais diferentes equipamentos e a Computação Móvel deu um grande passo na sua evolução.

Além da multifuncionalidade, há dois fatores importantes para a Computação Móvel, a portabilidade e usabilidade. A portabilidade traduz o quão fácil é de transportar um dispositivo, levando em conta fatores como tamanho e peso. Já a usabilidade trata sobre a facilidade de uso por qualquer pessoa, avaliando eficiência, eficácia e satisfação do usuário.
Graças a tais características, a Computação Móvel está presente na atualidade como nunca antes, facilitando a rotina das pessoas e cada vez mais fazendo parte do estilo de vida humano.

Referências:
https://www.tecmundo.com.br/internet/2231-a-historia-dos-notebooks.htm
https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2017/01/09/ha-10-anos-lancamento-do-primeiro-iphone-iniciava-revolucao-no-mundo.htm
https://www.startse.com/noticia/nova-economia/tecnologia-inovacao/54660/apple-ascensao
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/dia-da-informatica-confira-historia-do-computador-e-sua-evolucao.html
https://www.tecmundo.com.br/internet/2231-a-historia-dos-notebooks.htm
https://www.resumoescolar.com.br/fisica/resumo-da-historia-do-computador/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/computacao-movel-e-ubiqua/26926
http://logicalminds.com.br/o-que-e-computacao-movel-e-como-voce-pode-fazer-uso-dessa-tecnologia/
https://portalsis.wordpress.com/tag/computacao-movel/
https://pt.stackoverflow.com/questions/193102/o-que-%C3%A9-computa%C3%A7%C3%A3o-m%C3%B3vel-e-ub%C3%ADqua
https://computacaoubiquaepervasiva.wordpress.com/category/desenv/explicando/
https://pt.slideshare.net/jcottobboni/computao-ubqua-e-pervasiva
https://pt.wikipedia.org/wiki/Usabilidade#Defini%C3%A7%C3%B5es_de_usabilidade
https://pt.wikipedia.org/wiki/Portabilidade
https://tecnologia.culturamix.com/eletronicos/a-historia-da-smartphones



5 Unknown-UFS: julho 2019 O que é Computação Móvel? Computação Móvel é a capacidade do usuário utilizar recursos computacionais quando quiser e para qual...

quinta-feira, 18 de julho de 2019

As cidades mais "inteligentes" do Brasil

   Recentemente, o IESE Business School publicou a versão de 2019 do  IESE Cities in Motion Index, se trata de um artigo que, além de ranquear as cidades mais inteligentes do mundo, trás informações sobre os critérios e características de uma cidade inteligente, esse é o ranking mais revelante do tipo.
   As cidades brasileiras ocupam uma posição não tão privilegiada no ranking, já que o mesmo não as julga apenas no quesito tecnologia, mas também em outros aspectos como organização urbana, economia, investimentos e qualidade de vida dos cidadãos.

1 - Rio de Janeiro


     Nossa melhor representante é a cidade do Rio de Janeiro, que detém uma pontuação geral de 42,08 e a posição de número 128 no ranking global (futuramente será postado um artigo no blog explicando alguns dos parâmetros usados para ranquear as cidades).

2 - Brasília



     Pontuação geral: 41,84
     Posição no ranking global: 130

3 - São Paulo


     Pontuação geral: 40,90
     Posição no ranking global: 132

Referências: IESE Cities in Motion Index - 2019
5 Unknown-UFS: julho 2019    Recentemente, o IESE Business School publicou a versão de 2019 do  IESE Cities in Motion Index, se trata de um artigo que, além de ranque...

sábado, 13 de julho de 2019

IoT no cotidiano: Shopping RioMar

IoT no cotidiano: Shopping RioMar

Olá de novo, hoje eu venho mostrar um exemplo bem simples de como a IoT pode ser usada para facilitar o dia a dia do usuário implicando no aumento de vendas de um ambiente comercial, desde já agradeço a atenção e deixo claro que qualquer dúvida podem perguntar no campo de comentários.

Quem reside em Sergipe deve conhecer o shopping RioMar, há um certo tempo foram realizadas algumas implementações no local, dentre elas o uso de sensores (os quais irei abordar de forma mais profunda no próximo post) para facilitar a visualização de vagas no estacionamento,, tais sensores demonstram uma otimização de tempo e espaço uma vez que eles deixam claro quais os setores possuem vagas vazias e quais estão ocupados entre as mais de 2000 vagas, otimizando o dia a dia  do usuário, reduzindo a liberação de CO2 e assim atraindo mais clientes para o estabelecimento.

Mas como funciona o sistema ?

O sistema é bem simples: com o uso de sensores ultrassônicos, semelhantes aos próprios sensores automotivos de baliza, o sistema integrado detecta se algum objeto automotivo está localizado na vaga ou não, enviando a informação às vezes apenas para um led representativo, como no caso do shopping RioMar; às vezes informando para um centro de dados (nuvem) através de um gateway instalado nas proximidades, coletando os dados e os analisando para que o centro de dados gere um mapa do estacionamento em tempo real no caso de estacionamentos inteligentes mais modernos.

Qual a importância desse tipo sistemas ?

Caso esse tipo de sistema fosse implantado em diversos ambientes veríamos um grande resultado social, econômico e até ecológico pois tal tecnologia otimiza tempo, evita que o usuário se estresse e ainda por cima auxilia a natureza, afinal se o motorista dirige menos para encontrar a vaga, então ele consome menos combustível e por consequência libera menos CO2. È por isso e outros motivos que a implantação da IoT é de suma importância para a sociedade humana.

Referência

https://www.bosch-mobility-solutions.com.br/br/destaques/mobilidade-conectada/gerenciamento-de-estacionamento-ativo/

http://riomararacaju.com.br/#servicos?servico/14

5 Unknown-UFS: julho 2019 IoT no cotidiano: Shopping RioMar Olá de novo, hoje eu venho mostrar um exemplo bem simples de como a IoT pode ser usada para facil...

domingo, 7 de julho de 2019

Comando Central






Sabemos que a conexão entre diversos aspectos, sejam aparelhos eletrônicos de controle ou características de residência, proporciona um sistema de união, onde todos os pontos são controlados por um único sistema, o comando central.

Como é possível estabelecer uma ação conjunta entre eles? Como funciona esse processo?


A automação residencial é constituída por diversos elementos que fornecem informações de vários sensores instalados na casa para uma caixa (dispositivo central), a qual está conectada a fonte de alimentação, encarregada de fornecer corrente elétrica. Além disso, possui uma bateria que permite o funcionamento mesmo em caso de falha de energia. Geralmente, detectores de movimento infravermelhos, sirene e webcam, são acessórios de uma central de automação. Essa comunicação, entre os acessórios (detectores) e a central, é movida por radiofrequência, portanto, o reconhecimento dos detectores é concebido a partir do momento em que são ligados, estabelecendo a sincronização.



Referência


5 Unknown-UFS: julho 2019 Sabemos que a conexão entre diversos aspectos, sejam aparelhos eletrônicos ...

sábado, 6 de julho de 2019

Primeira Cidade Inteligente do Brasil



Em que se baseiam as smart cities ou cidades inteligentes
Para entender o que são cidades inteligentes, é necessário se basear nos seguintes pontos:
  • Planejamento urbano e organização
  • Arquitetura que quebra padrões tradicionais de habitação social
  • Tecnologia avançada
  • Mobilidade facilitada
  • Vida comunitária
  • Energia limpa
Esse termo surgiu no momento em que objetos do dia a dia, como por exemplo relógios, roupas, transportes, entre outros, passaram a ser conectados à rede de internet.
Com isso, tornou-se muito mais fácil e cômodo aos os usuários ter o controle de todas suas atividades reunidas em um só lugar. O intuito das cidades inteligentes é promover a sustentabilidade, segurança e praticidade.
A preocupação com o meio ambiente é um destaque, contando com ciclovias, áreas verdes e materiais que auxiliam na redução do consumo de gases, eletricidade e na diminuição do efeito das "ilhas de calor". Postes com painéis fotovoltaicos, aproveitamento de água pluvial e playground que produz a própria energia são exemplos de aplicações.


Smart Citie ou cidade inteligente no Brasil
Embora as cidades brasileiras não sejam citadas nos principais rankings de metrópoles inteligentes, a Smart City Laguna, cidade inteligente de Croatá é a primeira cidade inteligente no Brasil e contará com:
  • Tratamento de águas residuais
  • Aproveitamento da água das chuvas
  • Coleta inteligente de resíduos
  • Produção de energia solar e eólica (dos ventos)
  • Corredores verdes espalhados por toda a cidade
  • Ciclovias com acesso à cidade inteira
  • Praças com equipamentos que geram energia quando utilizados
  • Monitoramento da qualidade do ar e da água
  • Redes inteligentes de eletricidade e água
  • Iluminação Pública inteligente
  • Wi-Fi gratuito para todos os moradores
  • Meios de transporte compartilhados, como carros, motos e bicicletas, com controle através de aplicativos
  • Hortas em vários pontos da cidade, para uso compartilhado


Esse projeto é uma iniciativa de duas organizações italianas, a Planeta Idea e a Social Fare - Centro para Inovação Social com uma organização  israelense e a StarTau – Centro de Empreendedorismo da Unversidade Tel Aviv.


Referências:

5 Unknown-UFS: julho 2019 Em que se baseiam as smart cities  ou cidades inteligentes Para entender o que são cidades inteligentes, é necessário se basear nos seg...
< >