terça-feira, 27 de agosto de 2019

Alguns destaques no Brasil

     Como já visto em posts anteriores, as cidades brasileiras não ocupam posições privilegiadas no ranking da IESE Business School, porém, mesmo assim possuímos alguns projetos interessantes envolvendo tecnologia e cidades inteligentes, aqui nesse post irei falar sobre alguns deles.
     Antes de tudo, é necessário pontuar sobre a primeira cidade inteligente no Brasil, um projeto organizado por um grupo italiano, que está mais detalhado em outro post no blog.

Curitiba


Um dos maiores destaques de Curitiba é o Ecoelétrico, um sistema de carros elétricos feitos para prestar serviços públicos, o que contribuiu para que, com o passar dos anos, houvesse uma grande diminuição na emissão de gases poluentes. Esse projeto foi eleito um dos 10 mais sustentáveis da América Latina.

Salvador


Salvador é a única representante do nordeste no ranking, se destaca pelo uso da IoT. Lá não é necessário ir até um ponto físico para recarregar sua carteira de ônibus, é possível fazer a recarga pelo próprio celular, além disso, existe um aplicativo chamado Ilumina Salvador, que serve para a população reivindicar iluminação nos bairros onde ela está em falta.

                     
5 Unknown-UFS: agosto 2019      Como já visto em posts anteriores, as cidades brasileiras não ocupam posições privilegiadas no ranking da IESE Business School, porém, ...

domingo, 25 de agosto de 2019

Sustentabilidade em Cidades Inteligentes


A sustentabilidade está fortemente ligada a práticas responsáveis de produção e consumo de recursos naturais.
O foco da sustentabilidade em cidades inteligentes é, então, o de promover mudanças que resultem em impacto positivo na esfera social e ambiental, de forma conjunta. Segue alguns pontos principais:



Controle da Água
- Sensores que permitem o monitoramento de Fluidos em locais subterrâneos e fechados.
- Rapidez na detecção do vazamento evitando desperdício de água.
- Tratamento para reaproveitamento de água de forma segura e eficaz.





Coleta de lixo/resíduos
- Sistema de coleta de lixo com contêineres coloridos para separar o tipo de lixo reciclável (Coleta Seletiva).
- Otimização no processo de recolhimento, evitando que o lixo fique exposto por muito tempo. 



Iluminação pública inteligente
- Utilização de lampadas de LED para poupar o consumo de energia.
Integração com IoT (inovações baseadas em sensores para iluminar ambientes escuros automaticamente).





As cidades inteligentes tem como os benefícios sociais e ambientais descritos abaixo:
– aumento da conscientização ambiental dos seus habitantes;
– uma cidade mais limpa;
– aumento da qualidade de vida da sua população;
– diminuição do uso dos recursos naturais;
– diminuição de proliferação de vetores e doenças;
– diminuição dos gastos com limpeza urbana.


Entre outros benefícios. 





5 Unknown-UFS: agosto 2019 A sustentabilidade está fortemente ligada a práticas responsáveis de produção e consumo de recursos naturais. O foco da sustentabilidade...

Cidades Inteligentes em destaque pelo mundo

Dando continuidade, trago a vocês algumas cidades que são referência mundialmente no tema:

1- Songdo (Coreia do Sul)


Songdo é uma cidade projetada totalmente em volta da tecnologia e sustentabilidade, todos os seus edifícios são conectados, para questões de segurança, o que poupa gastos na questão da manutenção. Além disso, lá existe o sistema de pneumáticos, que funciona da seguinte maneira: todos os dejetos dos apartamentos são enviados diretamente para uma estação central, o que torna desnecessária a passagem de caminhões de lixo pelas ruas, ao chegar na estação central, uma parte do lixo é reciclada e a outra é transformada em energia.

2- Copenhague (Dinamarca)


Essa cidade tem o projeto ousado de até 2025 ser a primeira cidade neutra em carbono, e eles estão no caminho certo, já obtiveram grandes marcas no quesito de redução da emissão de gases. Estima-se que cerca de 60% do parlamento vá ao trabalho de bicicleta, e há relatos de que na parte central da cidade existem mais bicicletas do que habitantes.

3- Singapura (Cidade-Estado)


Singapura é uma das principais referências quando falamos de tecnologia, se destaca em pontos como:
a) Internet Móvel: o sistema de 4G funciona perfeitamente em qualquer ponto da cidade.
b) Metrô: os trens não têm motorista e existe uma proteção externa anti suicídio.
c) NETS: é o sistema unificado de pagamento de Singapura, onde só existe um tipo de cartão, e para pagar o débito não é necessário senha, basta aproximar o cartão da maquininha (essa tecnologia também já existe no Brasil, com a Nubank).
d) Trânsito: a cidade toda é coberta por um sistema de sensores e gps, onde informações são trocadas entre os carros à todo instante para evitar engarrafamentos, o que funciona muito bem, um artigo de brasileiras que foram a Singapura (deixarei o link nas referências) informa que eles não tiveram problemas de trânsito durante a viagem inteira.
e) Segurança: é uma cidade muito segura, existem câmeras espalhadas por todos os cantos da cidade.

                     CINGAPURA, A CIDADE MAIS TECNOLÓGICA DA ÁSIA
5 Unknown-UFS: agosto 2019 Dando continuidade, trago a vocês algumas cidades que são referência mundialmente no tema: 1- Songdo (Coreia do Sul) Songdo é uma ...

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Cidades "mais inteligentes" do mundo e seus serviços

     Quem acessou o artigo IESE Cities in Motion Index, colocado no último post, deve ter visto quais são as 3 cidades mais inteligentes do mundo, agora vou apresentar alguns pontos interessantes de cada uma delas.

1 - Londres (Inglaterra)


     Embora não seja líder no quesito Tecnologia, Londres detém boas notas em todos os quesitos, por isso destaca-se no primeiro lugar do ranking, seu destaque é o 1º lugar em Capital Humano, graças as suas ótimas escolas e universidades.

2 - Nova Iorque (Estados Unidos)


     Assim como Londres, têm ótimas notas em todos os quesitos, porém seu destaque é a Economia, onde ocupa a primeira posição, qualidade esperada da representante norte-americana.

3 - Amsterdã (Holanda)

    

     Essa cidade tem o objetivo de se tornar a primeira cidade no mundo neutra em carbono até  2025, e está bastante avançada nesse ponto, índices mostram que nos últimos anos ela vem diminuindo bastante a emissão de gases, seu sistema de bicicletas públicas é bastante desenvolvido, e estima-se que mais de 60% do parlamento vá ao trabalho de bicicleta. Outro dado interessante é que na parte central da cidade, existem mais bicicletas do que habitantes.

Obrigado por sua leitura, até o próximo post.
5 Unknown-UFS: agosto 2019      Quem acessou o artigo IESE Cities in Motion Index, colocado no último post, deve ter visto quais são as 3 cidades mais inteligentes do ...

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

IoT: Um ótimo vídeo de exemplificação

IoT: Um ótimo vídeo de exemplificação 


Bom dia, hoje eu queria compartilhar um vídeo novo de um dos meus Youtubers favoritos, vídeo esse que fala sobre domótica e principalmente sobre IoT e seus problemas de segurança, o vídeo é bem simples e exemplificado e cita um ponto interessante, a ética e os padrões de segurança na IoT, afinal muitos não devem saber mas ainda existem padrões de segurança definidos pra tal tecnologia.

Outro ponto interessante é a cerca do real detentor do produto (no caso de aplicações, programas, etc) pois como citado no vídeo mesmo após um consumidor ter comprado uma aplicação, a Amazon ainda detinha controle sobre o tal app.

Enfim, o link do vídeo estará nas referências, qualquer dúvida pode deixar no campo de comentários e obrigado pela atenção, até mais !


Referência:

https://youtu.be/9_SlbSeCrEk
5 Unknown-UFS: agosto 2019 IoT: Um ótimo vídeo de exemplificação  Bom dia, hoje eu queria compartilhar um vídeo novo de um dos meus Youtubers favoritos, vídeo ess...

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

IESE Cities In Motion Index (Ranqueamento)


     Como já dito em outros posts, existem vários parâmetros analisados para determinar o nível de inteligência de uma cidade. O principal ranking do mundo é o IESE Cities In Motion Index, um artigo publicado anualmente pelo IESE Business School, um instituto da Espanha.

     Esse artigo traz, além do ranking, os parâmetros analisados e também como cada cidade se destaca em cada quesito (no fim do post deixarei o link do artigo, o mesmo se encontra em inglês). Por agora, trago um resumo desses quesitos utilizados:

Os pontos principais são:

1- Capital Humano (nível de escolaridade da população, número de pessoas que ingressaram na universidade, coisas do tipo)

2-Coesão Social (considera pontos como taxa de natalidade e mortalidade, terrorismo, nível de felicidade da população)

3-Economia (produtividade, PIB, facilidade de se começar um negócio, inclusive nessa parte é analisado também se a cidade possui o serviço do Uber)

4-Governança (corrupção, número de embaixadas, índice de desenvolvimento do governo eletrônico)

5-Meio Ambiente (emissão de gases carbono e metano, poluição, clima)

6-Mobilidade e Transporte (índices de tráfego, engarrafamento, ciclovia, sistema de bicicletas públicas)

7-Planejamento Urbano (número de prédios altos e baixos, saneamento básico, taxa de pessoas por domicílio, usado para indicar superlotação ou não)

8-Alcance Internacional (número de passageiros em aeroportos, quantidade de Mcdonald's, número de conferências e reuniões internacionais)

9-Tecnologia (inovação, velocidade da internet, número de pontos wi-fi, número de usuários da internet)

Observação: as informações contidas entre parênteses não são todos os pontos analisados em cada quesito, para ver todos cliquem no link do artigo que deixarei logo abaixo.


Obrigado por sua leitura e até o próximo post.
5 Unknown-UFS: agosto 2019      Como já dito em outros posts, existem vários parâmetros analisados para determinar o nível de inteligência de uma cidade. O principal...

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

IoT: Falha de segurança

IoT: Falha de segurança

Microsoft localiza que hackers patrocinados pelo próprio governo russo utilizavam da IoT para seus ataques



Como eu disse na apresentação, na segunda-feira (5) a Microsoft divulgou ter descoberto um grupo hackers do governo russo, que utilizam de tecnologias como decodificadores de vídeo, impressoras, entre outros dispositivos para a invasão de sistemas. Tal feito é plausível já que esses dispositivos normalmente não oferecem muita proteção como por exemplo: um firewall, além do que o usuário normalmente não se importa muito de conferir a integridade de tais dispositivos, demonstrando uma problema de segurança gerado pela IoT 

Enfim, irei deixar a notícia completa na referência para quem tiver interesse em saber melhor do assunto. Queria pedir perdão por não ter postado a notícia ontem por causa de contratempos, tentarei publicar o próximo post ainda esse fim de semana, desde já agradeço a atenção de todos, uma boa semana e bons estudos. 



5 Unknown-UFS: agosto 2019 IoT: Falha de segurança Microsoft localiza que hackers patrocinados pelo próprio governo russo utilizavam da IoT para seus ataques C...
< >